Projetos

Projetos de Pesquisa

2017 – Atual

Inovação na Gestão Educacional

Analisar situações caracterizadas como inovadoras em quatro cursos de formação de professores, em nível superior, no que diz respeito à gestão e à prática pedagógica, buscando compreender os seus fundamentos de criação e de implementação e aproximando os contextos estudados a possibilidades conceituais e teóricas que permitam uma leitura aprimorada dos cenários analisados.

  • Situação: Em andamento: Natureza: Pesquisa
  • Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1)
  • Integrantes: Caterine Vila Fagundes – Integrante / Ana Ghisleni – Coordenadora / Luzia Araújo – Integrante / Katia Cristian Puente – Integrante / Talita Costa de Souza – Integrante
    Número de orientações: 1

2014 – 2016

A Transição do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e a Avaliação Institucional Participativa

Propomo-nos analisar o impacto da proposta do SEAP no que se refere à qualidade da educação básica do Estado do Rio Grande do Sul, mais especificamente a partir de um conjunto de indicadores associados às condições educacionais na transição entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

  • Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa
  • Integrantes: Caterine Vila Fagundes – Coordenador / Mateus Saraiva – Integrante
  • Financiador(es): Banco Internacional de Reconstrucao e Desenvolvimento (Banco Mundial) – Bolsa

2013 – 2017

Internacionalização da Educação Superior brasileira

Aprofundar e sistematizar a compreensão sobre o ?conjunto de políticas e práticas? que dizem respeito a internacionalização, cooperação interuniversitária, mobilidade estudantil. Serão objeto privilegiado de estudo as ações de internacionalização da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no âmbito do ensino de graduação mas podendo-se estender análises à pós-graduação.

  • Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa
  • Integrantes: Caterine Vila Fagundes – Integrante / Maria Beatriz Moreira Luce – Coordenador
  • Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa

2013 – 2017

Análise e Avaliação Externa de Processos e de Resultados Atinentes a Avaliação Institucional Participativa do Sistema Estadual de Avaliação Participativa SEAP/RS

Pesquisa referente à análise e avaliação de processos e de resultados atinentes à Avaliação Institucional Participativa prevista no Sistema Estadual de Avaliação Participativa, abrangendo os documentos de orientação, os processos de formulação, os procedimentos de implementação e os resultados das avaliações institucionais produzidas nas escolas estaduais, nas coordenadorias regionais de educação e na sede da Secretaria Estadual de Educação, durante o período de implantação do SEAP (2011-2016).

  • Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa
  • Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (9)
  • Integrantes: Caterine Vila Fagundes – Integrante / Nalú Farenzena – Integrante / LUCE, MARIA BEATRIZ – Coordenador / MATEUS SARAIVA – Integrante / NAIRA LISBOA FRANZOI – Integrante / LUIS ARMANDO GANDIN – Integrante / LUIZ BECKER – Integrante / DANTE DINIZ BESSA – Integrante
  • Financiador(es): Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Remuneração / Banco Internacional de Reconstrucao e Desenvolvimento (Banco Mundial) – Remuneração

2002 – 2008

Transición Ensenhanza Média-Universidad en el Sistema Educativo Brasileño

Neste projeto tivemos como objetivo propor um modelo de avaliação do desempenho acadêmico dos estudantes que transitam da Educação Básica para a Educação Superior a partir da abordagem teórica das transições. Mais especi camente, buscou-se conhecer fatores associados ao êxito na transição Ensino Médio?Educação Superior. Neste sentido, apresentam-se perspectivas de análise acerca do desempenho acadêmico, bem como diversas de suas de nições ou conceitos. Os procedimentos metodológicos da pesquisa, por sua vez, são do tipo ex post fato e compreendem uma aplicação descritiva com enfoque preditivo e de desenvolvimento longitudinal. O modelo de avaliação proposto foi validado nos cursos de licenciatura em Letras, História, Matemática e Biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Constatou-se, a partir de análise descritiva e de regressão, que os antecedentes dos alunos de Matemática e Biologia apresentam diferenças signi cativas com relação ao dos alunos de Letras e História; e que a formação recebida na educação básica, principalmente no Ensino Médio, é fator fundamental no desempenho acadêmico durante os dois primeiros semestres de estudos universitários.

  • Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa
  • Alunos envolvidos: Doutorado: (1)
    Integrantes: Caterine Vila Fagundes – Integrante / Sebastián Rodrigues Espinar – Coordenador.
  • Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa.

Projetos de Extensão

2014 – 2015

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio/ Pnem

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, instituído pela Portaria nº 1.140, de 22 de novembro de 2013, representa a articulação e a coordenação de ações e estratégias entre a União e os governos estaduais e distrital na formulação e implantação de políticas para elevar o padrão de qualidade do Ensino Médio brasileiro, em suas diferentes modalidades, orientado pela perspectiva de inclusão de todos que a ele tem direito. Neste primeiro momento duas ações estratégicas estão articuladas, o redesenho curricular, em desenvolvimento nas escolas por meio do Programa Ensino Médio Inovador ? ProEMI.

  • Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
  • Integrantes: Caterine Vila Fagundes – Integrante / Mateus Saraiva – Integrante / Danusa Mansur Lopes – Coordenador

Outros projetos

2013 – 2015

Proyecto Ulises

El Proyecto ULISES, coordinado por OBREAL, tiene por objetivo contribuir al desarrollo del Espacio de Educación Superior Común (EU-LAC) y crear un marco de participación tanto a nivel institucional del espacio de la Educación Superior de la UE- LAC como a nivel del personal docente, responsables políticos, gerentes y administradores. Se preve el efecto multiplicador de los resultados del proyecto que beneficiará a múltples actores: los inspectores de la Educación Superior de la UE, los asesores y consejeros de la Educación Superior de LAC, los investigadores y la comunidad industrial de ambas regiones.

  • Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
  • Integrantes: Caterine Vila Fagundes – Integrante / Nicolás Patrici – Coordenador / Elizabeth Colucci – Integrante
  • Financiador(es): COMISIÓN EUROPEA – Cooperação
    Número de produções C, T & A: 2

2011 – 2014

Alfa Puentes: Construindo Capacidades nas Associações de Universidades para Promover a Integração Regional Latino-americana

O projeto Alfa PUENTES é uma iniciativa de cooperação internacional criada para potencializar o desenvolvimento da Educação Superior na América Latina. Este projeto trienal está dirigido por associações universitárias da América Latina e Europa e tem como objetivo melhorar os mecanismos de modernização, reforma e harmonização dos sistemas educativos da América Latina e promover maior colaboração entre universidades de Europa e América Latina. O projeto apoia três iniciativas sub-regionais (do Mercosul, a Comunidade Andina e a Região Mesoamericana) que se centram nos processos de ensino e aprendizagem, na mobilidade e internacionalização, no controle da qualidade e na gestão universitária.

  • Situação: Concluído; Natureza: Outra.
  • Integrantes: Caterine Vila Fagundes – Integrante / Nicolás Patrici – Coordenador / Elizabeth Colucci – Integrante
  • Financiador(es): COMISIÓN EUROPEA – Cooperação
    Número de produções C, T & A: 7